Ponto-Chave

Atualmente, a capital carioca passa por um momento de revitalização portuária que aos poucos vêm causando impactos na vida urbana local, principalmente dos moradores da região, em sua grande maioria de baixa renda. Além disso existe o projeto Porto Maravilha que integra o contexto dos megaeventos – Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016 –  e promete a remodelação da cidade do Rio de Janeiro, afetando fortemente a Zona Portuária.

Diversas cidades no mundo realizaram esse tipo de revitalização. Com isso, a cidade passa por diversas transformações e intervenções que invariavelmente afetam o cotidiano dos habitantes. Enquanto o poder público privilegia  interesses econômicos,  vidas que habitam o local continuam negligenciadas e passam por um momento de tensão devido ao risco de remoções a que podem ser submetidos nas áreas visadas pela especulação imobiliária.

Nesse contexto, existem diversos movimentos cariocas de luta pela moradia que se organizam e questionam as políticas urbanas e habitacionais realizadas pela Prefeitura e demais órgãos municipais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s