A ideia

A ideia de promover encontros de Fotografia Expandida na Zona Portuária do Rio de Janeiro é impulsionar através de práticas fotográficas e suas formas experimentais, uma reflexão sobre o significado e a importância da construção do imaginário local por meio de imagens.

A partir da instalação de um laboratório fotográfico  podemos incitar o exercício do olhar com o uso de técnicas fotográficas alternativas, investigando constantemente diferentes possibilidades artísticas de expressão.

Os encontros serão semanalmente e terão início em janeiro de 2012. O tema que envolverá e estimulará nossa prática é o processo de transformação urbana pelo qual tem passado a cidade do Rio de Janeiro. O foco está nos moradores e nas moradoras dos bairros que compões a Zona Portuária.

Tendo em vista esse contexto, nossos objetivos são:

  • Promover um registro visual de áreas ameaçadas de  remoção/demolição por parte das políticas vigentes no território da zona  portuária para apoiar as ações de resistência contra os mega eventos  esportivos;
  • Criar um espaço de denúncia, onde os participantes poderão relatar de forma lúdica suas preocupações frente ao processo que enfrentam;
  • Denunciar a ausência de debate sobre esta transformação urbana;
  • Incentivar a reflexão  sobre outras formas de usos e disseminação dos instrumentos de  comunicação e representação, ao apresentar possibilidades alternativas  de processos fotográficos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s