Encontros de Fotografia Expandida no Instituto Pretos Novos

encontros_ipnSe interessa por práticas alternativas de fotografia?
O Coletivo Fotografia Expandida convida a todxs para uma série de Encontros no Instituto Pretos Novos. Serão quatro oficinas que irão explorar a técnica do pinhole, a construção de câmeras com papel paraná e práticas alternativas de revelação.A ideia de fotografia expandida está centrada na experiência do fazer e nos procedimentos utilizados pelo artista nos quais é fundamental conhecer todo o procedimento que dá luz a fotografia e, justamente por isso, não se prendem as possibilidades oferecidas pela câmera fotográfica tradicional.
O Instituto dos Pretos Novos está situado em um antigo sobrado na região portuária e demarca a posição do extinto Cemitério dos Pretos Novos, um resquício arqueológico da escravidão. Descoberto em janeiro de 1996, neste local estão depositados os restos mortais de milhares de africanos trazidos à força de suas terras de origem para o Brasil, a maioria recém chegados ao porto, falecidos no período de quarentena, e outros, em bem menor quantidade, falecidos já no processo de exploração de seu trabalho por parte de seus senhores. Todos foram mantidos anônimos. Hoje o IPN tem por finalidade propor reflexões, estimular projetos educacionais e de pesquisa para a preservação da memória relacionada aos fatos e acontecimentos afins ao período da escravidão legal, com desdobramentos nos dias atuais, analisando conseqüências ao longo do processo civilizatório, incorporados à diversidade interétnica que compõe a totalidade do povo brasileiro.
É em busca de uma produção visual libertadora que pretendemos realizar estes encontros, tanto na forma – explorando métodos alternativos de fotografia – como no conteúdo – produzindo imagens que rompam com automatismos e com a homogeneidade visual, principalmente no que concerne à história e à cultura da região portuária carioca.
Os Encontros de Fotografia Expandida no Instituto Pretos Novos serão realizados sempre aos sábados, uma vez por mês, das 9 ás 18 hs com um café da manhã e uma interrupção para o almoço.
1° Encontro – 14/09
Fotografia Expandida
– apresentação do coletivo e do ipn
– sobre a câmera escura
– construção da câmera
– laboratório/saída fotográfica/positivação
2° Encontro – 19/10
Cartografias da Região Portuária
– cartografia histórica, cultural, social, afetiva
– saída fotográfica/laboratório/positivação
3°Encontro – 16/11
Câmera Pinhole para Filme 35mm
– construção da câmera pinhole em papel paraná para filme 35mm.
4° Encontro – 14/12
Técnica de Revelação Alternativa
– cianótipo e cafeinol
Custo dos 4 encontros é de R$ 300,00.
Inscrições: fotoexpandida@gmail.com – Vagas Limitadas!
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s